domingo, 14 de agosto de 2011

MEU PAI



MEU PAI

Esse home incrível,
Colocou-me no mundo.
Ensinou-me a andar, falar,
E até a cantar
(*“A história da maçã...”).

Quando mereci algumas palmadas,
Não às ganhei.
Pois meu pai era tão forte...
Mas tão frágil
Perante meus encantos de menina.

Ensinou-me comportamento
E suas importantes diferenças:
“Em casa podem algumas coisas
Que na casa dos outros, jamais.”
E eu cumpria rigorosamente
Os ensinamentos do MEU PAI.

Das coisas aparentemente fúteis,
Às mais importantes,
Deu-me toda orientação.
Ensinou-me o certo e o errado.
O caminho do sucesso
E o dos que fracassam.

Meu pai determinado, corajoso e,
Muitas vezes autoritário,
Preferia recolher-se
A ter que dizer-me não.
Era demasiadamente doloroso
Para um coração de pai.

Esse é o MEU PAI,
Ou um pedacinho do muito
Que fez e faz na minha vida
Tão orgulhosamente rica por tê-lo.
Homem tão forte em sua vida
De caminhos difíceis e cruéis.
Mas igualmente frágil
Diante do meu amor.

Pai...
Do dia em que nasci
Ao dia de meus primeiros passos.
Da pré-escola
À universidade.
Da vida toda
E até hoje, até sempre...
Por todo teu amor e dedicação,
Coragem e generosidade.
Por teu colo quando criança,
E por teu colo ainda...
OBRIGADA PAI!!!

*”A história da maçã/É pura fantasia./Maçã igual aquela/O papai também comia./Eu li num almanaque/Que num dia de manhã/Adão tava com fome/E comeu a tal maçã./Comeu com casca e tudo,/Não deixando nem semente./Depois botou a culpa/Na pobre da serpeeeeente!”

PS.: Canção que meu pai cantava para mim e/ou cantávamos juntos.

Te amo!
Anete Silveira
14/08/2011

Nenhum comentário: